Importância do CRM no seu negócio
Para começar: O que é CRM?
CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
Humm… Acho que entendi, mas o que faz um CRM?
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
Uma plataforma de CRM:
Haaaa… Agora sim, eu já posso saber qual a importância do CRM no meu negócio
O CRM é importante no sentido de entender melhor os consumidores, e, facilitar a criação de ações focais.
Isso porque, ele permite que você faça um acompanhamento detalhado de todo o contato do cliente com o seu negócio.
Desde o primeiro contato, até o feedback pós-venda. Todos os passos são registrados para que, posteriormente, você possa usar os dados para aperfeiçoar ainda mais a experiência dele.
O CRM também é importante no sentido que facilita as rotinas da empresa, principalmente as dos vendedores.
Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil, evitando o desperdício de tempo. Cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa, todos os dados são organizados de maneira automatizada, otimizando todos os processos.
Oook… E como saber se a minha empresa precisa de um CRM?
Se você ainda não tiver certeza se sua empresa teria benefícios com o uso da ferramenta, confira alguns sinais que indicam a necessidade do uso de um CRM:
- Você tem equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão de fato juntas;
- Suas equipes de vendas estão frequentemente viajando;
- Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
- Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
- Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou “sistema de registros”;
- Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;
E se você tem uma micro ou pequena empresa, você também precisa de um CRM. Ao contrário do que muitos pensam, se você tem clientes, pode se beneficiar do CRM. Mesmo se sua base de clientes for pequena, ninguém consegue memorizar e organizar cada interação. O CRM não é apenas para grandes corporações..
Não perca mais tempo, tenha a facilidade e praticidade de um CRM dentro do seu negócio utilizando a nossa plataforma, Simplifica Gestão.
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3 respostas
Excelente conteúdo
Ótimo conteúdo para as empresas que desejam aumentar o seu faturamento através da tecnologia!
Conteúdo muito importante, excelente!! 👏🏼